É vital a presença da juventude

Nesta quarta-feira (23), estudantes de todo o Brasil participaram de um encontro com deputados de partidos diversos, com quem conversaram e perguntaram a respeito das atividades parlamentares e da conjuntura política e econômica em que se encontra o Brasil e o papel do Legislativo nesse processo. Ela/es participam do programa Estágio Visita, da Câmara dos Deputados, uma atividade da Segunda Secretaria, com o apoio do Centro de Formação e Treinamento e do Departamento das Comissões.

O evento ocorreu no Plenário 3, das Comissões, e o deputado federal Enio Verri compôs a mesa. Os parlamentares responderam sobre eleições 2018, educação, tributação, entre outros assuntos. Ao responder a uma pergunta sobre uma possível reforma tributária, Verri disse que há bons projetos tramitando na Casa, mas que não passarão devido à composição do Congresso Nacional, que é hegemonicamente representante dos interesses das elites agrária, industrial e financeira do Brasil. Justamente as parcelas da sociedade que menos pagam impostos.

“A renovação de quadros políticos e uma mudança no modo de fazer política passam, necessariamente, pela participação da população na política, inclusive e principalmente, dos jovens, para que se aumente a representação popular no Congresso Nacional”, instigou os estudantes, o deputado.

Para Verri, o Estágio Visita é uma das mais exitosas iniciativas da Câmara dos Deputados para oferecer acesso a estudantes ao dia a dia legislativo e defende que as vagas sejam ampliadas. “Essa vivência é muito enriquecedora, tanto do ponto de vista do aprimoramento da técnica da produção das leis, quanto para desmistificar uma visão distorcida e limitada que as pessoas têm do Congresso Nacional”, declara o deputado.