Partidos lançam manifesto pela reconstrução e desenvolvimento do Brasil

Na manhã da terça-feira (3), as fundações Perseu Abramo, Leonel Brizola, João Mangabeira, Lauro Campos e Máurício Grabois, respectivamente do PT, PDT, PSB, PSOL e PCdoB, lançaram o manifesto Por uma Frente no Parlamento Compromissada Com a Reconstrução e do Desenvolvimento do Brasil. A proposta visa aglutinar todas as forças progressistas que disputam uma vaga nas eleições de 2018, em torno de 13 diretrizes que vão desde a ampliação e o fortalecimento da democracia, até o resgate do papel constitucional do Legislativo, passando pelo fortalecimento da educação como um setor estratégico e o resgate, criação e fortalecimento das políticas sociais universais.

Para o deputado federal Enio Verri (PT), o fato é inédito nos 30 anos da redemocratização do País. É a primeira vez na história política do Brasil que cinco fundações de esquerda se juntam em torno de uma ampla agenda para ser encampada por todos os candidatos concorrentes às eleições de 2018. Uma vez eleita/o, a/o parlamentar estará comprometida/o na luta por um Estado forte e portador de um projeto de nação; com a defesa da soberania nacional, o patrimônio e da economia nacional e da soberania energética, bem como com o desenvolvimento nacional com inclusão social e sustentabilidade ambiental.

“Acredito que estamos entrando para a história, no dia de hoje, com a entrega à sociedade desse documento”, declara o deputado.