Agricultura familiar paranaense é pauta de reunião em quatro municípios

Enio Verri discute saídas para as dificuldades enfrentadas pela agricultura familiar de Candói, Cantagalo e Inácio Martins. Em Goioxim, fez a entrega de recursos para compra de um trator agrícola

A agricultura familiar nos municípios paranaenses é peça fundamental no desenvolvimento da economia do Estado. Mas nesse período de crise econômica em decorrência da pandemia de coronavirus, agravada pela administração mal sucedida do atual governo, a agricultura familiar paranaense precisa de atenção redobrada para se manter produzindo o necessário. 

Para auxiliar esse grupo tão importante, o deputado Enio Verri está pessoalmente percorrendo os municípios para ouvir de perto os agricultores. Na sexta-feira (3), Enio passou por quatro municípios com o objetivo de ouvir e auxiliar os produtores rurais. A primeira visita foi em Inácio Martins e na sequência em Goioxim, onde fez a entrega de emenda parlamentar para compra de um trator agrícola para os trabalhadores rurais. Enio Verri ainda esteve em Candói e Cantagalo. 

“Quem produz riqueza no Brasil? O trabalhador, a trabalhadora, o agricultor familiar. A agricultura familiar produz a maior parte dos alimentos do país”, afirma Enio Verri. 

Inácio Martins

A primeira agenda desta sexta-feira (3) foi no Sindicato Rural de Inácio Martins. Lá o deputado Federal Enio Verri se reuniu com Leoni Sebastiana Vieira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Inácio Martins; além de agricultores e professores. Enio Verri ouviu as demandas e conversou sobre as pautas de interesse do grupo. O deputado ainda falou sobre o cenário político atual e sobre o projeto de lei Assis Carvalho, do qual é coautor,  que destina parcela única de R$ 2,5 mil por família em situação de pobreza e extrema pobreza e R$ 3 mil para núcleos comandados por mulheres, além de financiar projetos de acesso à água, criado para beneficiar os agricultores afetados pela pandemia.

Goioxim

Em Goioxim, a conversa no Sindicato Rural do município foi pautada pelas dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores rurais e o quanto a agricultura familiar foi prejudicada em decorrência da pandemia. Durante o encontro, Enio Verri fez a entrega de uma emenda parlamentar para a compra de um trator que será usado pelos agricultores da associação Diamante. Um auxílio bem-vindo em meio a luta diária do trabalhador rural.

Junto com o presidente do Sindicato Rural, Dilceu Colasso Dos Santos; o vice presidente do Sindicato Rural, Valdezir Fabrício Santana; presidente da Associação do Jaboticabal, Palito; o presidente da associação Nossa Sra das Vitórias, Olivio; a presidente da associação Diamante, Ivonete Rates; entre outras pessoas interessadas no assunto, Enio Verri discutiu saídas para auxiliar a agricultura familiar local. 

Candói

A reunião no Sindicato Rural de Candói contou com a presença de: Heliton Rogério Zimolog, presidente do PT; Josenilda Ferreira, presidente do Sindicato Rural; Itamar Forquin, diretora de colégio e dirigente do PT; e Celso Pacheco, dirigente do PT. O assunto girou em torno do atual cenário político e como ele afeta a agricultura familiar de Candói. O grupo discutiu formas de driblar as dificuldades e fortalecer a região.

Cantagalo

Cantagalo foi a última agenda do dia. A reunião no Sindicato Rural de Cantagalo contou com  lideranças locais, representantes das associações rurais, vereadores e trabalhadores. Enio Verri foi recebido também por Maria Lucia Monssão, presidente do PT; Sedenir Coradin, presidente do Sindicato dos Funcionários Municipais de Cantagalo; Pedro Leal, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; e pelo vereador José Damiani.

Ainda na cidade, Enio Verri foi entrevistado na Rádio T 88.9. Ele falou sobre o papel do deputado federal e o contexto político nacional da atualidade.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.