Especialistas discutem saúde pública em Plenária

Publicado em 8 de abril de 2013

O presidente do Partido dos Trabalhadores do Paraná e deputado estadual, Enio Verri, reuniu prefeitos, vereadores e secretários para uma plenária sobre programas do Governo Federal nesta sexta-feira (05). Representantes de 50 cidades da região e especialistas em saúde participaram do encontro no Conselho Regional de Agronomia e Engenharia (Crea) de Maringá.

Segundo o deputado estadual, a plenária tinha como objetivo ensinar os caminhos para que os municípios consigam recursos do Governo Federal. “Tem recursos sobrando. Faltam apenas que os prefeitos protocolem bons projetos”, ressaltou Verri.

Os especialistas em gestão na saúde, Edson Arpini Miguel e Larissa Elias, foram os palestrantes pela manhã. Com o foco nos programas do Governo Federal e na melhor forma de administrar o setor nos municípios, eles trouxeram uma nova perspectiva para os secretários da saúde.

Para Edson Arpini Miguel, os municípios não precisam de um número excessivo de médicos, caso haja uma gestão eficiente, onde cada profissional cumpra suas obrigações. As cidades têm dificuldades em encontrar e pagar os médicos interessados em trabalhar na saúde pública.

Miguel defende a “mudança epidemiológica na saúde”, por intermédio de novas estratégias e a conscientização da população. O especialista acredita que o Estado deve promover a qualidade de vida para os idosos e assumir a responsabilidade em alguns problemas sociais, como a gravidez na adolescência.

Para auxiliar os municípios, o Governo Federal tem programas que disponibiliza recursos para infraestrutura e a contratação de profissionais, como o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) apresentado pela Larissa Elias.

Em sua palestra, o técnico do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Dirceu Ditmar Klitzke, apresentou o programa de requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que disponibiliza recursos para a construção, ampliação, reformas e informatização desses centros.

De acordo com Klitze, os recursos para a reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde estão sobrando O técnico ainda chamou a atenção para o investimento do Governo Federal para a implantação de novas academias.

Coordenador nacional de Saúde Bucal, desde o inicio do Governo Lula, Gilberto Pucca demonstrou a evolução da política bucal do Brasil nesses últimos 10 anos. De acordo com Pucca, em 2002 a cada quatro brasileiros com mais de 60 anos, três não possuíam dentes na boca.

A partir desta triste realidade, o Governo Federal implantou o Brasil Sorridente, primeira política estruturada para a ampliação a assistência odontológica no Brasil. Segundo Pucca, o Ministério da Saúde disponibiliza recursos para a construção de Centros de Especialidade Odontológicas (CEO) e para laboratório de próteses.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.