Consultor do MEC apresenta Plano de Ações Articuladas

Publicado em 9 de abril de 2013

A plenária sobre os programas federais, organizada pelo deputado estadual e presidente do PT do Paraná, Enio Verri, contou com a presença do consultor do Ministério da Educação (MEC), Fernando Amorim. Ele apresentou o Plano de Ações Articuladas (PAR) no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) de Maringá.

Ö deputado estadual Enio Verri ressaltou a importância de conhecer os programas para a educação do Governo Federal, “através do MEC as prefeituras podem conseguir recursos que podem resolver alguns problemas, como de infraestutura.”

O consultor do Ministério da Educação (MEC), Fernando Amorim apresentou o Plano de Ações Articuladas que faz parte do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. O PAR exige que os municípios façam um diagnóstico da realidade educacional local sob os aspectos da gestão, formação dos profissionais e apoio escolar, práticas pedagógicas e avaliações e infraestrutura.

O Plano de Ações Articuladas possui 82 critérios que avaliará a situação educacional local, podendo cada item ser classificado como situação crítica, insuficiente, favorável ou positiva. Segundo Amorim, é uma forma de avaliação minuciosa pela participação de um comitê local.

Na segunda fase, os municípos organizarão um plano de ação para os 82 indicadores avaliados anteriormente, visando atingir a pontuação máxima. A execução, segundo o consultor, pode ocorrer pela assistência técnica ou financeira do MEC, financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou executada pelo município.

De acordo com o consultor, o Plano de Ações Articuladas por intermédio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) está disponibilizando recursos para o Programa Proinfância, para construções de quadras esportivas cobertas para as escolas, entre outros investimentos.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.