Encontro em Curitiba reúne mais de 150 vereadores petistas nesta quinta-feira

Publicado em 26 de abril de 2013

PT Paraná

Mais de 150 vereadores petistas, de todas as regiões do Paraná, se reuniram nesta quinta-feira (25) em Curitiba para participar do Seminário para Vereadores organizado pelo Diretório Estadual do PT. Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, entre assessores, membros da Executiva e lideranças estaduais.

O seminário contou com a participação do presidente do PT/PR, deputado Enio Verri, deputados federais Ângelo Vanhoni, André Vargas e Doutor Rosinha, deputados estaduais Tadeu Veneri, Luciana Rafagnin, Elton Welter, Péricles de Mello, Toninho Wandscheer e Professor Lemos, além da vice-prefeita de Curitiba Mirian Gonçalves.

No primeiro dia do encontro foram realizadas mesas de debate sobre conjuntura nacional, política paranaense e análise do crescimento eleitoral do partido no Paraná.

Convidado para participar do debate sobre conjuntura nacional, o presidente da Fundação Perseu Abramo Márcio Pochmann destacou os méritos dos dez anos do PT no governo federal. “Foi a política do PT que salvou o Brasil do retrocesso. No governo do PT o povo se transformou em protagonista da política. No programa dos outros governos, o povo não existia. A partir de 2003 invertemos as prioridades no Brasil.”

Pochmann falou que a identidade programática é o que diferencia o PT dos outros partidos. “Foi a primeira experiência de três mandatos na sequencia, e possivelmente um quarto com a reeleição da Dilma, de um governo com identidade programática no Brasil desde a democratização. O país hoje não tem medo de olhar seus problemas. Temos que ter consciência daquilo que construímos.”

De acordo com o dirigente, o partido precisa levar em consideração que a sociedade brasileira hoje é mais complexa do que nos anos 80 e 90. “Temos uma nova agenda que precisamos construir, ouvindo os segmentos que estão em expansão à espera de uma potencialização do nosso trabalho. Ser governo implica em reconhecer isso e conhecer melhor a sociedade que temos”.

O professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná) Ricardo Oliveira apresenteou a atual conjuntura política no Paraná. Ele disse que a história política paranaense é caracterizada por famílias que passam o poder de geração em geração.

Segundo Oliveira, o PT deve liderar um movimento pela modernização da política no Paraná. “O PT precisa trazer o Paraná para o século 21, formar uma nova geração de líderes e representantes. O partido precisa defender a bandeira pela modernização das instituições, dar um basta na organização familiar da nossa política. A candidatura própria do partido no ano que vem deve representar a agenda da modernização.”

O professor também mostrou dados que mostram o crescimento do partido na preferência dos eleitores no Brasil e no Paraná. Ele arrancou aplausos dos participantes quando afirmou que o crescimento eleitoral do PT confirma que o partido tem total condições para a vitória no ano que vem. “Por conta do aumento do número de prefeitos, vereadores e vices no Paraná, o PT está corroendo por dentro o esquema do tucanato no estado, principalmente em Curitiba.”

O secretário Nacional de Organização, Florisvaldo Souza, que atuou como coordenador do GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral) do PT/PR em 2012, apresentou números com a evolução do partido nas eleições municipais.

Ele destacou que no ano passado o partido foi, pela primeira vez na história, o partido mais votado no estado, com 777.492 votos para prefeito no primeiro turno. Com o desempenho, o PT aumentou de 32 para 41 o número de prefeitos, participando de campanhas vitoriosas em 181 municípios, com 49 vices. O partido também elegeu 348 vereadores em 220 cidades.

Florisvaldo disse que o partido possui uma preocupação especial em acompanhar e qualificar o trabalho dos vereadores, fazendo chegar a todos os representantes nas Câmaras as políticas que o partido defende. “É importante que o vereador seja, de fato, o representante do PT nos municípios, com toda a história de lutas e vitórias que nosso partido carrega. Nosso trabalho vai apontar um futuro com crescimento ainda maior daquele que já conseguimos até agora.”

Ao final do encontro foi realizado um ato político em comemoração aos dez anos do PT no governo federal.

Verri agradeceu a presença dos vereadores e destacou que todos os petistas devem ter orgulho das mudanças que o partido fez no Brasil nos últimos anos.

O presidente do PT/PR convocou os vereadores a levar para as Câmaras a crítica ao fraco desempenho do governo Beto Richa. “Cada vereador aqui tem a tarefa de mostrar que o governo Richa não faz nada pelo Paraná. Ele não representa os interesses do povo trabalhador.”

O Seminário para Vereadores do PT/PR continua na manhã desta sexta-feira, a partir das 9 horas.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.