Os guarás estão de volta

Publicado em 29 de abril de 2013

Oswaldo Eustáquio, Gazeta do Povo

A cidade de Guaratuba, no Litoral do estado, completa 242 anos nesta segunda-feira e tem um motivo a mais para comemorar seu aniversário: a reprodução das aves guarás (Eudocimus ruber). O pássaro típico da região deu origem ao nome do município na linguagem tupi: guará quer dizer “pássaros” e tuba, “muitos”.

De acordo com pesquisadores, a ave esteve desaparecida da região por mais de um século. Em 2008, foi registrado o retorno do primeiro exemplar a Guaratuba. Hoje, os guarás estão formando ninhos e podem ser vistos em bandos – estudiosos da ONG Instituto Guaju chegaram a avistar dezenas de aves em um único momento.

O primeiro censo do instituto, realizado semana passada, diz que foram avistados 145 pássaros adultos e 45 filhotes. O monitoramento do retorno dos guarás faz parte de um projeto de mestrado da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O coordenador do projeto, Marcos Wasilewski, afirma que as aves já estão formando colônias de reprodução. “Já encontramos ninhais destas aves na baía, bem como filhotes juvenis sobrevoando a região”, ressalta o pesquisador.

Para o diretor-executivo da ONG, Fabiano Cecílio da Silva, o retorno dos pássaros é o reflexo da melhoria da qualidade ambiental da área, o que deve ser considerado um diferencial para o desenvolvimento sustentável. “Em um futuro próximo poderemos ter passeios turísticos à baía para avistamento da ave”, afirma o estudioso.

Para a prefeita da cidade, Evani Justus, a recuperação ambiental da região é o fator responsável para o retorno das aves no momento em que o município passa por uma mudança no seu perfil econômico. “Neste aniversário estamos inaugurando dois projetos de incentivo ao turismo o ano todo e com foco na geração de renda: a Praça da Paz, no bairro Cohapar; e o Largo Dr. Bezede, um calçadão perto do Morro do Cristo. Nos dois espaços teremos feiras de artesanato e produtos da agricultura familiar. E os guarás simbolizam o renascimento permanente de nossa cidade bicentenária”, diz Evani.

Programação

Neste domingo será realizado o Torneio de Pesca de Praia, no balneário Eliane, com gincana de limpeza da praia, práticas de educação física com profissionais da área, palestra sobre cuidados no mar, além da coleta de assinaturas para a aprovação do projeto de lei federal de zoneamento aquático, que delimitará áreas de pesca e lazer. Os eventos fazem parte da programação de aniversário do município.

Para a segunda-feira, data de fundação de Guaratuba, as festividades começam as 6 horas, com a tradicional Alvorada Matinal, na praça da Paz, no bairro Cohapar. Às 8 horas, no mesmo local, será feito o hasteamento das bandeiras. Às 9h30 será realizado o desfile cívico das escolas de Guaratuba, na Avenida 29 de Abril. Com a denominação de Vila de São Luíz de Guaratuba da Marinha, o povoado de Guaratuba foi elevado à categoria de vila em 1771.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.