Mais de 30 prefeitos do PT participam de Encontro organizado pelo Governo Federal

Publicado em 20 de maio de 2013

Com o objetivo de subsidiar os gestores municipais paranaenses e debater as ações do Governo Federal nos municípios, foi realizado na ultima sexta-feira (17) o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas no Paraná. O evento, realizado pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), reuniu cerca de 2.500 pessoas e mais de 320 prefeitos do estado.

Estiveram presentes a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; Osmar Dias, vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil; Jorge Samek, diretor-geral da Itaipu Binacional; Sérgio Souza, senador; deputados federais, entre eles os petistas André Vargas, Doutor Rosinha, Zeca Dirceu, Angelo Vanhoni e Assis do Couto; deputados estaduais, Tadeu Veneri, Luciana Rafagnin, Elton Welter, Professor Lemos, Péricles de Mello e Toninho Wandscheer, Luizão Goulart, prefeito de Pinhais e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, além de prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças estaduais.

Responsável pelo evento, a ministra Ideli Salvatti ressaltou a necessidade da realização dos encontros em todo o país para atender as especificidades regionais. Segundo ela, esta é a oportunidade de o Governo Federal apurar a realidade, ouvir as demandas e aperfeiçoar o que precisa ser feito para atuar de forma mais presente e organizada. Ideli destacou o trabalho que será realizado com a AMP para o subsídio de estrutura e técnicos para apoiar os prefeitos, dessa forma, nenhum município ficará sem as parcerias federais por projetos mal feitos ou convênios sem acompanhamento.

A ministra Gleisi Hoffmann elogiou o desempenho dos municípios e falou sobre a importância do Paraná no crescimento e desenvolvimento do Brasil. “Quando olhamos o que veio dos municípios paranaenses na execução dos programas do Governo Federal eu sinto muito orgulho! Nossos prefeitos estão conseguindo ser competentes nessa execução e fazendo com que esses programas cheguem à população para que a gente mude a realidade e o cotidiano das pessoas.”

Gleisi citou os projetos do Governo Federal desenvolvidos no estado nas áreas de energia, habitação, transporte, saúde e educação. Entre os investimentos estão o PAC com a contratação de mais de 170 unidades do Minha Casa, Minha Vida; a construção de UPAs e creches; obras, duplicações e adequações em diversas rodovias; projetos de Assistência Técnica para Agricultura no valor de R$ 60 milhões; entrega de equipamentos, retroescavadeiras e motoniveladoras; além do Prouni e Ciência sem Fronteiras.

A saúde nacional e os programas na área da saúde foram abordados na palestra do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. De acordo com Padilha, o Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que assumiu o desafio e a responsabilidade de ter um sistema universal público e gratuito de saúde. O ministro citou números e dados do SUS e explicou o Índice de Desenvolvimento do SUS, que informa a composição de indicadores do sistema em cada os municípios.

Além das falas dos ministros, no encontro também houve a assinatura do termo de adesão ao programa ‘Crack, é Possível Vencer’. O Governo Federal foi representado por Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha. Durante o dia, os prefeitos foram atendidos individualmente por representantes dos ministérios.

Prefeitos

Dos 40 prefeitos petistas no Paraná, 32 participaram do encontro. A oportunidade de conhecer a dinâmica de trabalho do Governo Federal, os programas sociais e o contato com os ministérios motivou a participação de Flávio Brandão, prefeito de Iguatu. Ele participou do encontro nacional para prefeitos, mas também destacou a abordagem regional que o evento em Curitiba ofereceu.

Romualdo Batistão, prefeito de Mandaguari, está no primeiro mandato e aproveitou o encontro para estreitar o contato com os representantes dos ministérios e verificar a disponibilidade dos projetos para buscar os recursos necessários para o desenvolvimento do município.

Já o prefeito de Paraíso do Norte, Beto Vizzotto, está no segundo mandato e, apesar de já ter parcerias em programas federais, aprova a interação com os ministérios. “O governo do PT tem procurado aproximar o Governo Federal dos prefeitos com políticas que buscam resolver problemas dos municípios.” Ele também falou que os recursos do governo estão disponíveis, no entanto, em algumas situações falta a capacitação para o desenvolvimento de bons projetos para a viabilização dos recursos.

Participaram do Encontro com Novos Prefeitos: João Manoel (Adrianópolis), Mauro Lemos (Amaporã), Joacir (Anahy), Beto Preto (Apucarana), Fábio Vilhena (Atalaia), Gilson Cassol (Barbosa Ferraz), Miranda (Campina do Simão), Affonso Guimarães (Campo Largo), Antonio da Saúde (Cruz Machado), Amadeu Bicudo (Curiúva), Coquinho (Formosa do Oeste), Elias do Cartório (Goioxim), Fabian Vendruscolo (Guaíra), Professor Flávio (Iguatu), Odilon Burgath (Irati), Zampar (Itambé), Leila Klenk (Lapa), Batistão (Mandaguari), Professor Tasrcísio (Paiçandu), Beto Vizzotto (Paraíso do Norte), Claudinei (Peabiru), Luizão Goulart (Pinhais), Marcos Michelon (Pranchita), Paulo Feyh (Quatro Pontes), Milton Andreolli (Realeza), Lessir Bortoli (Renascença), Luizinho Vosniak (Reserva), Roberto Corredato (Rondon), Dr. Ledur (São mateus do Sul), Pedro Ivo (União da Vitória), Eldon Anschau (Vera Cruz do Oeste) e Adão (Verê).

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.