Festas dos 99 anos de Foz do Iguaçu abrem a contagem para o centenário

Publicado em 10 de junho de 2013

do G1 PR, em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, completa nesta segunda-feira (10) 99 anos de emancipação política. A festa pela comemoração do aniversário abre a contagem regressiva para o centenário do município. Na programação estão o encerramento da tradicional Feira de Artesanato e Alimentos (Fartal), desfile cívico e militar e a inauguração da pedra fundamental do centro cívico da cidade e do relógio dos 100 anos.

O tradicional desfile de aniversário na Avenida Paraná está marcado para as 9h desta segunda e são esperadas 20 mil pessoas, além dos cinco mil estudantes, militares e representantes de cerca de várias entidades, organizações, associações e clubes que vão se apresentar na homenagem ao aniversário de Foz do Iguaçu. Em seguida, serão feitos os lançamentos oficiais dos preparativos para os 100 anos da cidade e a apresentação da marca do centenário.

Já para o meio dia está programado o lançamento da pedra fundamenta do local que vai abrigar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário municipais. A área de mais de 130 mil metros quadrados foi doada pela União e fica próximo à saída da cidade, entre a BR-277 e a Avenida José Maria de Brito. A intenção, afirmou o prefeito Reni Pereira, é centralizar no espaço todos os serviços e órgãos públicos iguaçuenses. Ainda não há previsão para o início das obras.

As atividades oficiais continuam à tarde com a inauguração do Relógio do Centenário. A contagem regressiva poderá ser acompanhada na Praça da Paz, no canteiro central da Avenida Juscelino Kubistchek, quase em frente à prefeitura. Segundo Pereira, serão dois anos de comemorações e melhorias para a cidade que devem seguir até as vésperas de Foz do Iguaçu completar os 101 anos. O show do cantor Naldo encerra a 37ª Fartal e as homenagens aos 99 anos.

Turismo

A cidade de 255 mil habitantes localizada na fronteira entre o Paraguai e a Argentina é conhecida pelos atrativos turísticos como as Cataratas do Iguaçu. Para possibilitar que os moradores da região conheçam outro importante ponto turístico, a Itaipu Binacional, as visitas à maior geradora de energia elétrica do mundo serão gratuitas nesta segunda.

O benefício será válido para visitantes de 26 municípios do oeste do Paraná, quatro da Argentina e quatro do Paraguai. Os passeios gratuitos nesta segunda-feira são restritos à Visita Panorâmica e ao Refúgio Biológico Bela Vista. Os interessados podem se informar pela internet sobre horários, agendamentos e as condições para a gratuidade.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.