Beto Richa promoveu farra publicitária de R$ 240 milhões com resultado zero

Publicado em 26 de junho de 2013

Blog do Esmael

Os donos de agências de propagandas prometem organizar uma homenagem ao governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), pela quebra de um recorde histórico: torrou em doze meses a espetacular quantia de R$ 240 milhões. Lembro aos mais desavisados leitores que essa dinheirama não saiu do bolso do tucano, mas de todos os paranaenses, pois se trata de recurso público.

O mais incrível nisso tudo, mesmo com essa farra publicitária milionária, o governo do PSDB no Paraná precisará melhorar muito para ser considerado sofrível. O resultado das campanhas do “Estado de Respeito” — slogan do tucanato — é praticamente zero (poderia ser pior se a televisão fosse desligada).

Segundo levantamento preliminar, que chegou com exclusividade a este blog, a Secretaria de Comunicação Social do Estado do Paraná já consumiu todo o orçamento e iniciou um novo aditivo para poder continuar gastando em publicidade nesta véspera de 2014.

Os gastos seriam distribuídos assim, por ordem de prioridade: 1- televisão; 2- rádios; 3- jornais; e 4- outros.

As TVs teriam ficado com a maior bolada R$ 110 milhões e as emissoras de rádio, ligadas à Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), abocanharam outros R$ 90 milhões.

Não é só Richa que faz farra publicitária. A prefeitura de Curitiba, na gestão de Gustavo Fruet (PDT), faz as suas. O pedetista manteve as agências da época do ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) que atendem, também, o governo do Paraná. Mais do que isso: também manteve até as campanhas publicitárias, como a do inverno com as roupinhas saltando do armário. Outro detalhe que quase me escapa: a campanha no rádio sobre a redução da passagem de ônibus, do governo e da prefeitura, têm praticamente o mesmo formato… (falta de criatividade ou mesma orientação política?).

Fruet não fez licitação para contratar novas agências de propaganda. Resolveu prorrogar contratos antigos. O prazo foi dilatado até 31 de dezembro de 2013. O valor é de R$ 27 milhões. O PT, partido da vice-prefeita Mirian Gonçalves, é o maior crítico da fórmula. Defende nova concorrência e novo estilo de publicidade, mais educativa.

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