Governo federal envia kits de assistência humanitária para vítimas de enchentes no Paraná

Publicado em 4 de julho de 2013

Portal Planalto

O Ministério da Integração Nacional, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), disponibilizou, nesta quarta-feira (3), kits de assistência humanitária para o estado do Paraná,onde mais de 106 municípios teriam sido afetados pelas cheias dos rios Ivaí, no noroeste, e Iguaçu, na região sul.

O material enviado é composto por 200 cestas básicas, 400 kits dormitórios e 2,2 mil kits de utensílios domésticos. Desde junho, dezenas de municípios paranaenses são afetados por enchentes na região.

Até agora, a Secretaria Nacional de Defesa Civil decretou situação de emergência em 59 municípios no estado. Na semana passada, técnicos da Defesa Civil Nacional estiveram no Paraná para avaliar os danos causados pelas inundações.

Para receber a verba federal destinada às ações emergenciais, como compra de materiais de primeira necessidade, os municípios devem enviar Plano de Resposta ao Ministério da Integração Nacional detalhando os custos para execução das ações.

O repasse é realizado por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil, instrumento utilizado pelo governo federal para facilitar as transferências aos estados e municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública.

A ferramenta está presente em 18 estados e 108 municípios no Brasil. Mais de R$ 366 milhões já foram transferidos através do cartão. Os gastos podem ser consultados no Portal da Transparência, do governo federal.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.