Publicado em 8 de agosto de 2013
Liderança da Oposição na Alep
O líder da oposição na Assembleia, deputado Elton Welter (PT), afirmou nesta quarta-feira (7) que o corte de R$ 1,1 bilhão no orçamento do estado levou ao cancelamento de inúmeros projetos, atingindo as áreas da saúde, moradia, saneamento, segurança, educação e regularização fundiária.
Na área de saneamento, abastecimento de água e esgotos, são 44 projetos abandonados em todo o Paraná; quanto à regularização fundiária, 10 projetos foram cancelados. Trinta e seis municípios tiveram projetos de construção de moradias abandonados, o que significa, na prática, que o Paraná não entrará com sua parte no programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.
Quatorze projetos na área de segurança pública não serão mais realizados, inclusive a construção de prédios dos IMLs de Curitiba, Londrina e Maringá. No tocante à área de educação, o prejuízo será maior: 136 projetos abandonados, a maioria de reformas ou construção de novas escolas.
Na saúde, 33 projetos serão abandonados, na maioria dos casos de construção de unidades e clínicas. Welter afirmou que a situação é resultado do “descontrole financeiro” do governo estadual.