Publicado em 16 de setembro de 2013
Assessoria Enio Verri
Em discurso nesta segunda-feira, 16, na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Enio Verri, presidente estadual do PT, homenageou o ex-ministro e fundador do PT, Luiz Gushiken, que morreu na noite da última sexta-feira em São Paulo, vítima de um câncer.
Verri afirmou que Gushiken deixa um legado de amor ao Brasil, de destemor e de disposição para a luta contra todas as espécies de desigualdades e injustiças. “Em nome da bancada do PT na Assembleia e do PT do Paraná, queremos render nossa homenagem a esse grande brasileiro, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados aos movimentos populares e sindicais, ao PT e ao nosso Brasil.”
Ele enalteceu a história de lutas de Gushiken, sobretudo como líder sindical. “Foi um dos primeiros a compreender corretamente a importância dos sindicatos oficiais, reconhecendo que poderiam servir à luta dos trabalhadors e não deveriam ser encarados como simples escolas de peleguismo e picaretagem.”
O deputado também destacou a luta do ex-ministro do governo Lula contra as denúncias apresentadas contra ele na Ação Penal 470. Verri lembrou que Gushiken desmontou, uma a uma, todas as acusações. “Ele colecionou episódios que lembram que a falta de regras claras sobre o direito de resposta pouco tem a ver com o direito à liberdade e a dignidade da pessoa humana, mas é um estímulo à covardia e à incompetência.”