Publicado em 30 de setembro de 2013
Imprensa Enio Verri
Em evento neste sábado (28) em Curitiba, em apoio à reeleição dos presidentes nacional e estadual do PT, Rui Falcão e Enio Verri,a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, criticou duramente o governo estadual e o senador Aécio Neves (PSDB-MG). A ministra afirmou que é “mentira e má fé” o discurso do senador de que o Paraná sofre discriminação por parte do governo Dilma e desafiou a fazer uma comparação entre as obras e investimentos do governo federal e do governo estadual no Paraná.
“É uma barbaridade dizer que o governo federal discrimina o Paraná. Isso é mentira. Ele é senador, sabe como são feitas as operações de crédito, sabe que o governo federal não pode dar aval para quem não cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal, para quem não tem eficiência de gestão, para que não é responsável com o dinheiro público. Ele não pode vir ao Paraná e falar que o governo federal não ajuda o estado. O Estado não se ajuda e está comprovando isso com o corte dos cargos que está fazendo agora, teve que dar o braço a torcer para mostrar que não sabe fazer gestão. É este o resultado do choque de gestão que o governador tinha prometido, vai ter que demitir, enxugar a máquina porque não soube conduzir a máquina pública. Dizer que o governo federal não investe no Paraná é uma mentira, é má fé. As principais obras, as grande sobras que estão acontecendo no Paraná são obras que o governo federal fez.”
A ministra citou uma série de obras que estão sendo realizadas pelo governo federal no Paraná, como investimentos em rodovias, aeroportos, Porto de Paranaguá, programa Minha Casa Minha Vida, – “casas que o Beto Richa inaugura e que não são obras do governo dele, são do governo federal que estão sendo construídas aqui” -, construção de mais 460 creches, 68 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), reformas de UBSs (Unidades Básica de Saúde), construção dos hospitais regionais de Toledo e Cornélio Procópio, saneamento, no plano nacional de gestão de riscos e desastres naturais, no PAC Equipamentos (maquinários para as prefeituras de cidades com até 50 mil habitantes), 19 campis dos institutos federais e ampliação das universidades.
“O que está fazendo o governo do estado? Alugando máquinas para deixar à disposição dos municípios. Isso é um crime com o dinheiro paranaense, é um crime para o orçamento do estado. Temos que fazer um desafio ao governo do Paraná, para ele colocar lado a lado o que nós estamos fazendo e o que eles estão fazendo. Neste debate, nós temos razão e temos que mostrar isso para os paranaenses, temos que fazer esta disputa e dizer que é mentira quando eles falam que existe discriminação. Por isso é importante o PT fortalecido, para encararmos as eleições de 2014. Vamos reeleger a presidenta Dilma e fazer com que o PT, junto com seus aliados, possa governar o Paraná.”