Publicado em 13 de maio de 2014
A presidenta Dilma Rousseff visita, nesta terça-feira (13), obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco nos estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco. O Projeto estabelece a interligação da bacia hidrográfica do Rio São Francisco – que apresenta relativa abundância de água (1.850 m³/segundo de vazão garantida pelo reservatório de Sobradinho) – com bacias inseridas no Nordeste Setentrional.
A interligação vai levar água para consumo humano, animal e para ações que vão alavancar o desenvolvimento socioeconômico da região. A obra beneficiará uma população estimada de 12 milhões de habitantes, em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de gerar emprego e promover a inclusão social.
O empreendimento garantirá o abastecimento de água desde grandes centros urbanos da (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Mossoró, Campina Grande, Caruaru) até centenas de pequenas e médias cidades do Semiárido e de áreas do interior do Nordeste, priorizando a política de desenvolvimento regional sustentável.
Atualmente, as obras físicas do Projeto São Francisco apresentam cerca de 60% de execução. Todas as etapas estão 100% contratadas, com previsão de entrega em 2015. Todas as Metas de Execução (Metas 1N, 2N, 3N, 1L, 2L e 3L) estão em atividades. As Metas de Execução são compostas pelos antigos 16 lotes de obras. Os dois Canais de Aproximação do Eixo Norte e Leste já estão concluídos.
Confira, na galeria abaixo, imagens da Barragem de Jati (CE) e da Estação de Bombeamento EBI-1, em Cabrobó (PE), que serão visitadas pela presidenta Dilma. Acompanhe o andamento das obras no site do Projeto São Francisco.