Dilma tem 40%, Aécio, 20%, e Campos, 11%, aponta pesquisa Ibope

Publicado em 22 de maio de 2014

Brasil 247

A presidente Dilma Rousseff venceria a eleição em primeiro turno, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira 22. Diferentemente das pesquisas Datafolha e Sensus, que apontaram segundo turno, o levantamento do instituto mostra a candidata do PT com 40% das intenções de voto, contra 20% do pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, e 11% de Eduardo Campos, do PSB.

O crescimento dos adversários foi significativo na pesquisa de maio, ante a última, divulgada em abril. O senador tucano Aécio Neves cresceu avançou de 14% para 20% e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, de 6% para 11%. A presidente Dilma cresceu três pontos percentuais, de 37% para 40%.

A pesquisa apontou forte queda, de 37% para 24%, na parcela de votos brancos, nulos e indecisos, antes no patamar mais alto da história recente. A explicação é o período de inserções partidárias no rádio e na TV. O PT apresentou programa que fez referência aos “fantasmas do passado”, e o PSDB também exibiu, no dia 17 de abril, um filme de dez minutos.

Os números do Ibope, que seriam divulgados nesta noite, foram antecipados para o meio-dia, em decorrência do vazamento do resultado pela coluna Radar (leia aqui). Caso contrário, o instituto presidido por Carlos Augusto Montenegro daria margem à interpretação de que permitiu que a pesquisa fosse usada por especuladores.

Após a divulgação da pesquisa, o Ibovespa, que havia aberto em alta nesta manhã, com números positivos da China, passou a cair.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.