Mais de 23 mil famílias deixaram o Bolsa Família no Paraná em 2013

Publicado em 27 de maio de 2014

PT Paraná com informações do jornal Metro

O número de beneficiários do Bolsa Família apresenta tendência de queda no Paraná. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 23.790 famílias deixaram espontaneamente o programa no Estado em 2013. O número é 139% maior do que em 2012, quando 9.600 famílias deixaram o programa.

A quantidade de beneficiários pelo Bolsa Familia no Paraná está em queda desde 2009, quando, em seu ponto máximo, 491 mil famílias eram contempladas. No fim de 2013, o número de famílias cadastradas era de 423 mil e, atualmente, 415 mil.

A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, destacou que a redução vem ocorrendo mesmo com a chamada “Busca Ativa”, em que as famílias estão sendo procuradas para aderir ao programa. “Nos últimos quatro anos foram cadastradas 39 mil famílias no Paraná. São pessoas que são pobres, mas não tinham acesso.”

Ela rebateu as críticas mais comuns ao programa, entre elas a de que os beneficiários não trabalham ou que geram filhos para ampliar seus pagamentos. “Dizer que as crianças nascem para que a mãe possa ganhar Bolsa Família não é só mentira como um preconceito.”

Segundo Campello, a taxa de fecundidade medida pelo IBGE caiu 20% nos últimos dez anos. Entre os mais pobres, a redução foi ainda maior, de 30%.

Ainda de acordo com a ministra, o índice de pessoas fora do mercado de trabalho é semelhante entre aqueles que recebem ou não o Bolsa Família. “Quando dizem que a metade dos beneficiários do Bolsa Família não trabalha, isso é verdade. Mas eles não trabalham porque são menores de 16 anos. Já os adultos trabalham e, mesmo trabalhando, eles são pobres porque não tiveram oportunidade e acesso a vários serviços, crédito e qualificação.” –

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.