Publicado em 25 de junho de 2014
G1
Confirmada pelo PT para tentar a reeleição, a presidente Dilma Rousseff comentou neste sábado (21) as críticas contra a Copa do Mundo. Segundo a chefe do Executivo, o Mundial da Fifa está “dando uma goleada descomunal nos pessimistas”.
“A Copa está dando uma goleada descomunal nos pessimistas, naqueles que diziam que ela não ocorreria. […] Antes de tudo, vamos amar nosso país, nossa camiseta verde e amarela, nossa Seleção, e não vamos deixar jamais o ódio ganhar”, ressaltou a presidente durante discurso na convenção nacional do PT que a oficializou como candidata do partido na eleição presidencial de outubro.
Sem citar o episódio em que foi xingada por torcedores na abertura da Copa, na Arena Corinthians, em São Paulo, Dilma disse, em meio a seu discurso, que é preciso recolher “xingamentos” e “grosserias” e transformar em “versos e canções de esperança sobre o futuro do nosso país”.
“Recolhamos as pedras que lançam contra nós e vamos transformar essas pedras em tijolos para fazer o Minha Casa, Minha Vida. […] Vamos recolher os xingamentos, impropérios, grosserias e transformar em versos e canções de esperança sobre o futuro do nosso país. Com a força do povo vamos vencer de novo”, enfatizou.
Padrinho político de Dilma, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também aproveitou seu discurso no evento petista para rebater críticas contra a Copa do Mundo. Após destacar que, apesar do ceticismo de parte da população com a logística do evento esportivo, até o momento não foram registrados problemas graves, o ex-presidente ironizou quem reclama da Copa.
“Os estádios funcionaram, o metrô funcionou, os voluntários estão dando um show. A gente não tem que brigar com as pessoas que ficaram anos torcendo para dar errado”, disse Lula.
“O que o país tem que mostrar já mostrou. Os estádios estão todos inaugurados, de maior qualidade, para fazer qualquer inglês morrer de inveja. Os campos estão de tão boa qualidade que a [Arena] Fonte Nova virou palco da maior quantidade de gols dessa Copa. Ou seja, quem quer aprender a fazer gols vai para a Bahia”, brincou o petista.