Publicado em 16 de julho de 2014
Assessoria Enio Verri
O presidente do Partido dos Trabalhadores do Paraná e deputado estadual, Enio Verri enalteceu o acordo entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países que compõe o Brics, que oficializou a criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). Para ele, o banco mostra o protagonismo brasileiro no cenário mundial.
Com o objetivo de financiar projetos de infraestrutura em países emergentes, o NBD irá disponibilizar inicialmente R$ 50 bilhões de reais em crédito, porém, pode chegar a R$ 100 bilhões. “O Brasil está exportando desenvolvimento”, destacou Verri ao elogiar a presidente, Dilma Rousseff.
O deputado estadual comparou o crédito em infraestrutura com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O intuito do PAC e do NBD é promover o desenvolvimento em infraestrutura, resultando na transformação social e crescimento econômico.”
A presidente, Dilma Rousseff, disse em seu discurso que “o banco representa uma alternativa para as necessidades de financiamento de infraestrutura dos países em desenvolvimento, compreendendo e compensando a insuficiência de crédito nas principais instituições financeiras internacionais.”
De acordo com o jornal inglês, Financial Times, o Novo Banco de Desenvolvimento, formado pelo Brics, demonstra que a ordem econômica está mudando.