“Se não tivéssemos acessado o Pronaf, provavelmente não estaríamos mais aqui”, afirma agricultor

Publicado em 21 de janeiro de 2015

Blog do Planalto

O acesso ao crédito foi o principal incentivo do Governo Federal para o fortalecimento da agricultura familiar nos últimos anos. Para o casal jovem Marineide, 26 anos, e Ederson Mahle, 31, foi tão importante que foi determinante na vida dos dois. Não fosse o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e as demais políticas públicas, talvez eles nem fossem mais agricultores familiares.

“Se não tivéssemos acessado o Pronaf, provavelmente não estaríamos mais aqui. Foi nosso começo. O crédito é muito importante e é uma forma de manter o jovem no campo”, avalia Ederson.

Moradores da comunidade de Jacutinga, a 11 quilômetros do centro do município catarinense de Saudades, Ederson e Marineide conquistaram quase tudo o que têm hoje acessando programas de crédito do Governo Federal. Com o Pronaf, eles montaram a estrutura para criação de gado leiteiro, a principal atividade do casal. Também compraram um trator pelo Mais Alimentos; adquiriam a terra onde vivem pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), construíram a casa pelo Programa Nacional de Habitação Rural, e para gerir ainda melhor a produção, Ederson está fazendo o curso de Empreendedorismo Rural pelo Pronatec Campo.

“Tenho orgulho do que conquistamos. Compramos a terra sem nada em cima – nem uma árvore para dar sombra nem uma casa. Fizemos tudo graças às políticas públicas. Não fosse assim, não teríamos dinheiro para começar e teríamos nos mudado para a cidade”, diz Marineide.

Recordes dos últimos quatro anos:

Nas três primeiras safras da presidenta Dilma Rousseff, os recursos aplicados no Pronaf representaram o dobro de tudo o que foi executado entre 1994 e 2002, em nove safras.

No governo de Dilma, o Pronaf bateu outro recorde: pela primeira vez na história do crédito para a agricultura familiar, nas safras de 2012/2013 e 2013/2014, o valor contratado pelos agricultores familiares foi maior do que o disponibilizado inicialmente.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.