Agência de risco mantém Nota do Brasil e vê Dilma recuperando a credibilidade

Publicado em 24 de março de 2015

Rodrigo Tolotti Umpieres (InfoMoney)

A agência de risco Standard & Poor’s reafirmou nesta segunda-feira (23) o rating de crédito da dívida de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil em “BBB-” e o rating de crédito da dívida de longo prazo em moeda local em “BBB+”.

Segundo a S&P, a perspectiva sobre os ratings segue “estável” e reflete a expectativa de que o “desafio político da correção em andamento das políticas vai continuar a reunir apoio da presidente, Dilma Rousseff, e no fim, do Congresso, restaurando de forma gradual a credibilidade política perdida e abrindo caminho para uma perspectiva de crescimento mais forte no próximo ano e depois”.

A agência ainda afirma que Dilma “enfrenta um cenário político e econômico extremamente desafiadores, em meio a um acentuado declínio nas taxas de aprovação, contração econômico e investigações da corrupção na Petrobras”. “A presidente encarregou sua equipe econômica a elaborar um considerável ajuste em várias políticas – não apenas fiscal – para restaurar a credibilidade perdida e fortalecer os agora enfraquecidos perfis fiscal e econômico do Brasil”, disse a S&P em relatório.

A agência afirma que os ratings podem ser rebaixados se houver maior deterioração nos indicadores externos e fiscais, assim como recuo do compromisso do País com a correção das políticas em curso. Em suas projeções, a S&P vê a economia se contraindo 1% este ano, enquanto o PIB real deve expandir 2% em 2016 e 2,3% em 2017.

“O governo ainda tem de detalhar uma agenda de crescimento a médio prazo, mas esperamos que as medidas no final do ano, com uma ênfase renovada sobre a participação do setor privado em projetos de infraestrutura. Este é um outro componente chave para impulsionar o sentimento empresarial, que foi danificado nos últimos anos por decisões políticas irregulares e, atualmente, por incertezas associadas com repercussões econômicas da Petrobras e os riscos de racionamento de água e energia”, dizem os analistas.

A S&P afirmou ainda que a nota brasileira reflete a visão de que as instituições brasileiras são bem estabelecidas e que há um amplo compromisso com políticas que mantenham a estabilidade econômica. O texto diz que, apesar do escândalo da Petrobras, as investigações da Operação Lava Jato destacam “a força do quadro institucional do Brasil, incluindo a independência do Ministério Público”.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.