CFT debate uso de programas que automatizam envio de propostas em pregão

Publicado em 22 de abril de 2015

Assessoria do Deputado Enio Verri / Câmara dos Deputados

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) realiza audiência pública, proposta pelo deputado federal, Enio Verri (PT), para debater o uso de software de remessa automática de propostas em pregão eletrônico amanhã (23) às 10 horas no Plenário 4.

A audiência pública coloca em discussão o PL 1592/11, do deputado Geraldo Rezende (PMDB-RS), que proíbe o uso de programas eletrônicos e softwares que efetuam lances automáticos nos pregões eletrônicos e licitações públicas realizadas pela internet.

O argumento para a proibição é que a remessa automática “introduz uma quebra na igualdade entre os participantes, visto que nem todas as empresas tem acesso aos robôs, e mesmo que o tivessem, iria sempre prevalecer o com tecnologia mais moderna”.

O texto estabelece que o fornecedor que utilizar esses dispositivos ficará suspenso de participação em licitação e impedido de contratar com a Administração Pública por dois anos.

Verri esclarece que o próprio Tribunal de Contas da União (TCU) reconhece que o uso de software de remessa automática de propostas em pregão eletrônico gera vantagem competitiva a fornecedores detentores dessa tecnologia e, em consequência, compromete a observância do princípio da isonomia entre os competidores.

Já o Ministério do Planejamento estabeleceu regras relativas ao tempo mínimo de envio de propostas pelo mesmo licitante, e a autorização para que o instrumento convocatório do pregão estabeleça diferenças mínimas de valores entre lances intermediários, e em relação proposta que cobrir a melhor oferta.

Convidados:
– Secretário de Controle Externo de Fiscalização de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União, Daniel Jezini Netto;
– Secretário de Logística e Tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Cristiano Rocha Heckert;
– Presidente da Federação das Associações Brasileiras de Tecnologia da Informação, Jeovani Salomão.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.