Richa quer privatizar partes da Copel e da Sanepar

Publicado em 19 de maio de 2015

Com informações do Valor Econômico

Depois de aprovar as mudanças na previdência de servidores, o governo Beto Richa busca medidas para obter mais recursos. Entre as ideias estudadas, está a de vender fatias de estatais como a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

“Estamos estudando para levar ao governador. A venda pode ocorrer neste ano, dependendo das condições do mercado”, afirmou em entrevista ao Valor Econômico Mauro Ricardo Machado da Costa, secretário da Fazenda do Estado.

As ações das estatais vendidas seriam as do “excedente do controle” do Estado, portanto as empresas permaneceriam sob controle estatal. O Paraná tem 58% das ações ordinárias (com direito a voto) da Copel e 74% das ações ordinárias da Sanepar.

O Estado arrecadaria R$ 950 milhões com a venda de todo o controle excedente. Além da possível venda, o secretário diz que a ordem é que as estatais cortem despesas e gerem o maior dividendo possível para os acionistas ­ o que geraria caixa para o Estado.

Outras medidas atualmente em estudo para obter receitas são a venda de imóveis estatais, o lançamento de concessões de pátios para veículos, novas concessões de rodovias e até a renovação antecipada de contratos com administradoras de estradas (CCR e EcoRodovias estão entre as potencialmente afetadas).

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.