“Oposição quer palanque”, diz Verri sobre prorrogação da CPI dos Fundos de Pensão

Publicado em 23 de fevereiro de 2016

Durante debate no programa Brasil em Debate, da TV Câmara, nesta terça-feira (23), o deputado Enio Verri (PT-PR) considerou a prorrogação dos trabalhos da CPI dos Fundos de Pensão, por mais 60 dias, uma manobra de alguns deputados que a usam como palanque. Ela já havia sido prorrogada até o dia 19 de março e, de acordo com Verri, a CPI cumpriu seu papel ao identificar os prejuízos causados aos trabalhadores e os autores dos maus feitos.

A comissão foi instalada para investigar supostos desvios nos fundos previdenciários Funcef (CEF), Previ (BB), Postalis (Correios) e Petros (Petrobras). O requerimento para prorrogação foi aprovado na comissão, mas deverá passar pelo Plenário da Casa. De acordo com o deputado, o Partido dos Trabalhadores (PT) cumpriu todos os acordos, inclusive o de não prorrogar a CPI.

“A oposição quer palanque, pois não há fato novo que justifique a reconvocação dos presidentes dos fundos. Seguindo essa lógica, seria necessário convocar todos os demais depoentes e não apenas os presidentes”.

Durante o debate, Verri reafirmou que não há como negar desvios e malversação de recursos, mas lembrou que os fundos foram obrigados pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a comprar ações da empresa Vale do Rio Doce, quando a privatizou, com o compromisso de não as vender antes do prazo de 20 anos.

“Houve, sim, desvio e ninguém nega. Votamos e aprovamos as providências e os técnicos da área estão investigando as denúncias. O problema da prorrogação é que ela não vai à raiz do problema e desvirtua os trabalhos da CPI”.

De acordo com Verri, a CPI deu ao Legislativo experiência e informações bastantes para se elaborar leis que protejam mais os trabalhadores nos fundos de pensão. Verri defendeu o fortalecimento da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

“A Previc deve ser ampliada e fortalecida. Durante os trabalhos, adquirimos experiência para construir uma legislação mais forte e segura”.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.