Publicado em 2 de março de 2016
Por 245 votos a 193, o Plenário da Câmara dos Deputados matou, na noite de terça-feira (1), um enorme e pernicioso jabuti incluído na Medida Provisória 693/15, que estenderia o porte de armas para auditores da Receita Federal, auditores fiscais agropecuários e oficiais de Justiça.
Apesar dos esforços da Bancada da Bala, ela não conseguiu consenso entre todos os deputados da oposição e os partidos foram obrigados a liberarem seus deputados para votarem de acordo com suas convicções. Foi possível observar, por exemplo, deputados do PSDB, como Nilson Pinto (PA), Betinho Gomes, Bruno Araújo e Daniel Coelho, todos de Pernambuco, votar contra o armamento dessa categoria de servidores.
O teor original da MP concede desonerações tributárias federais às distribuidoras de energia para garantir o fornecimento ininterrupto de energia elétrica nas áreas dos jogos durante as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016. O jabuti foi incluído pelo deputado major Olímpio (PDT/SP). Mais uma vez prevaleceu o bom senso dos parlamentares desta Casa, bem como ficou evidente a pífia capacidade de adesão da belicosa Bancada da Bala.