Publicado em 10 de março de 2016
Governo Federal aumenta em 43% o número de vagas no Pronatec
A presidente Dilma Rousseff anunciou a abertura de dois milhões de novas vagas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), ontem (09), durante evento no Palácio do Planalto. O número representa um aumento de 43% em relação ao ofertado em 2015.
Segundo o deputado federal, Enio Verri (PT-PR), que acompanhou o anúncio, a ampliação do número de vagas representa “investimento em desenvolvimento”. “O Pronatec é fundamental para a realização pessoal do estudante, como ainda, para o mercado de trabalho que recebe um profissional qualificado e atualizado”, disse.
O incentivo a educação técnico-profissional, de acordo com o deputado, é uma necessidade que supre a demanda de um País em desenvolvimento. “Com o avanço econômico dos últimos anos, surgiu a necessidade de se investir na educação e qualidade dos profissionais, seja por um curso superior ou técnico”, destacou
O deputado ainda chamou a atenção para os benefícios para a economia local. Para ele, os polos atraem novos interessados, que passam a consumir no comércio vizinho. Aquece a economia, melhora a arrecadação e contribui para a retomada do crescimento.
Em 2016, o Pronatec terá uma novidade. O programa ofertará 372 mil vagas voltadas para o EJA (Educação de Jovens e Adultos), pessoas com mais de 18 anos que não terminaram o ensino fundamental ou o médio.