Publicado em 12 de abril de 2016
No dia 13 de abril o músico, escritor e ativista Tico Santa Cruz, 38, desembarca em Maringá para um encontros com estudantes e professores. O encontro acontece no dia 13, as 17h, na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá.
O encontro, organizado pela Frente Brasil Popular, tem por objetivo discutir o contexto político do país. “É uma oportunidade de provocar a reflexão coletiva sobre o momento que estamos vivendo e as consequências futuras provocadas por esta crise política e institucional que vivemos”, explicou Santa Cruz.
De acordo com o cantor, essa é sua forma de contribuir para o esclarecimento sobre a pauta política e suas vertentes. “O momento exige esclarecimento, exige clareza de pensamento. Tenho me dedicado com muita responsabilidade em ser uma ferramenta deste processo de reflexão. Meu trabalho é pela conscientização, pelo amplo debate, pela informação livremente compartilhada”, revelou.
Para sua visita em Maringá, Tico se mostra animado com s encontro. “Eu venho rodando todos os cantos do país, aonde me convidam eu vou. Seja para falar com estudantes, professores, jovens, adultos, gente de todas as classes, todas idades, credos, etnias. O Brasil é um país plural, de opiniões e culturas muito distintas e eu acredito que o diálogo, a proximidade na construção das ideias favorece o esclarecimento, é um exercício que faz bem a todos. E poder praticar isso em Maringá é animador, com toda a certeza”.
Ativista
Nos últimos 12 meses, Tico Santa Cruz já participou de pelo menos 50 ações, sempre a convite de entidades, Ongs e ações de natureza social e comunitárias. Com uma média de duas palestras por semana, o músico mostra que tem muito a contribuir ainda. “Eu realmente quero fazer isso, eu me sinto bem e encontrei nessas ações uma motivação, uma nova inspiração que complementa minha maneira de ser e de ver a vida”, comenta.
Tico também é um incentivador de projetos sociais e frequentemente participa de palestras e ações que envolvam jovens e famílias em vulnerabilidade social. “Não se muda uma realidade sem conhecê-la. Participar, motivar, construir ao lado de pessoas que têm iniciativas, muitas vezes mais amplas e eficazes que as oferecidas pelo próprio poder público, é muito mais que reconhecimento, é um incentivo e uma forma de ajudar”, explica.
Redes Sociais
Consagrado nos palcos como vocalistas de uma das maiores bandas de roque do Brasil, o Detonautas Roque Clube, Tico Santa Cruz é considerado hoje um dos grandes ícones da internet. Com mais de dois milhões de seguidores em sua página no Facebook, Tico tornou-se uma referência da juventude brasileira quando o assunto é política, sociedade, cidadania entre outros assuntos. “As Redes Sociais, a internet, se tornaram uma ferramenta importante de diálogo, debate e construção de ideias sobre os assuntos que dizem respeito a vida de todos nós. E claro que neste contexto, a política é muito presente, ainda mais em tempos que estamos vivendo no Brasil”, analisou.
Sua influência nas redes sociais é reconhecida e recentemente o Jornal Espanhol El País, em sua edição brasileira apontou Tico com uma das figuras mais influentes das redes sociais quando o assunto é política. “Eu tenho um diálogo muito amplo com as pessoas, os jovens, em especial aqueles que têm uma ideologia de esquerda. Porém, meu posicionamento nas redes atrai também pessoas de outros alinhamento e ideais políticos, como a direita, por exemplo, e é isso é muito bom, porque em meio a tanto ódio e ataques nas redes, é possível sim ter construção de ideias e conversas produtivas para o país e para a sociedade”, pontuou.
Os vídeos postados por Tico Santa Cruz chegam hoje a mais de um milhão de visualizações em poucas horas e os debates são acirrados a cada novo conteúdo. “É uma responsabilidade, é um momento em que eu estou aprendendo muito mais sobre mim, sobre as pessoas, sobre o país em que vivo. Quando você fala com sinceridade e com o objetivo de alavancar processos construtivos de conhecimento, você permite que todos, inclusive você, aprimore sua visão de mundo. É nisso que acredito, é nisso que eu invisto; reflexão coletiva”, encerrou.
Sobre Tico Santa Cruz
Tico Santa Cruz é fundador e vocalista da banda Detonautas Roque Clube. Com a banda já lançou sete discos, um dele, Roque Marciano Disco de Ouro, três coletâneas, dois DVDS ao vivo, um deles no Rock In Rio. Além disso, Tico também é escritor e tem quatro livros lançados. Os temas vão de poesia a romance policial, todos com vendagem expressiva. Seu último título lançado, Pólvora, um romance policial, é sucesso de vendas e com grande aclamação da crítica. “Eu sou fora dos padrões, sigo minha própria lógica e essa lógica se transforma, muda conforme meu contato com as pessoas vai me ajudando a aperfeiçoar minha visão de mundo, minha forma de relacionar com ele e com as pessoas”.