Publicado em 22 de outubro de 2016
Convivendo com a redução de investimentos do Governo do Estado, as universidades estaduais receberam uma ótima notícia na tarde de ontem (21). Foi confirmada uma emenda da Bancada do Paraná que destina $ 56 milhões do Orçamento da União para essas instituições em 2017.
Consenso entre os 30 deputados federais do Estado, a emenda prevê a destinação de R$ 8 milhões para cada uma das sete universidades estaduais. Metade é destinada ao custeio e a outra metade para a aquisição de equipamentos.
Segundo o deputado federal, Enio Verri (PT), os investimentos são essenciais para a manutenção e qualidade do ensino superior no Paraná, mesmo em tempos de “precarização do ensino público”. “São recursos que voltam para a sociedade com o conhecimento, cultura, renda e empregos que as universidades proporcionam”, destacou.
“É impossível pensar em desenvolvimento social, tecnológico, econômico, cultural sem universidades públicas, plurais, de ideais, pesquisas e com a participação da comunidade”, disse o professor licenciado da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Além da UEM, as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG), do Paraná (Unespar), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (UENP) foram contempladas com a emenda impositiva.