Índice de incerteza sobre economia aumenta em dezembro, diz FGV

Publicado em 29 de dezembro de 2016

G1

O Indicador de Incerteza da Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) aumentou pelo segundo mês seguido em dezembro, ao passar de 126,4, no mês anterior, para 136,4 pontos – o maior nível desde julho passado.

Em dezembro, o que mais contribuiu para a alta do índice foi o componente “mídia”. De acordo com o estudo, o resultado sinaliza um aumento expressivo no número de notícias com menção à incerteza em matérias sobre economia na imprensa brasileira.

O componente “expectativa” também contribuiu para o aumento do indicador geral em dezembro, enquanto o item “mercado” manteve-se estável no mês.

“O resultado confirma a reversão da tendência de queda observada entre julho e outubro, e o retorno a um período de elevada incerteza econômica no Brasil. Apesar do aumento expressivo na margem, é necessário ressalvar a alta volatilidade deste indicador, que vem sendo bastante influenciado pelos acontecimentos políticos ao longo de todo ano”, afirma o economista Pedro Costa Ferreira da FGV\IBRE, em nota.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.