Cooperativa no Norte Pioneiro adquire caminhão com emenda de Enio Verri

Publicado em 21 de junho de 2021

Veículo será utilizado pela COANOP na produção de café de São Jerônimo da Serra. Compra do caminhão é resultado de emenda do deputado federal Enio Verri

O norte paranaense é a principal região produtora de café no Estado, reconhecida pelos cafés de altíssima qualidade, premiados por apreciadores da bebida. Para fortalecer a produção e apoiar a atividade agrícola nos municípios do Paraná, o deputado federal Enio Verri (PT) indicou emenda parlamentar para aquisição de caminhão. O município de São Jerônimo da Serra, por exemplo, recebeu neste mês o valor de R$ 150 mil para compra de veículo caçamba, que irá compor a frota mecanizada da Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária Norte Pioneiro (COANOP).

O benefício será para os associados, uma vez que o veículo será utilizado para o transporte de adubos, calcário, retirada de palhas das unidades de beneficiamento (indústrias) e distribuição de cama de frango aos pequenos produtores de café da região.

O dinheiro repassado à prefeitura da cidade é importante para o desenvolvimento de São Jerônimo da Serra – um dos sete municípios que integram a Rota do Café no Paraná como alternativa de turismo. Grupo surgiu para resgatar a história da cafeicultura estadual. Para o assentado Rodrigo Casado, da COANOP, é indiscutível a importância da emenda para a região.

“Eu estou na cooperativa desde a sua fundação, em 2003, e acompanho há anos o esforço e apoio do deputado federal para o desenvolvimento da COANOP. O novo caminhão será fundamental para distribuir insumos aos pequenos produtores e para continuar o trabalho de fortalecimento da agricultura familiar e da cadeia produtiva de café. Então, a parceria com o EnioVerri tem sido crucial para criação da infraestrutura necessária para atenderos assentados da reforma agrária e indígena, assim como os agricultores familiares e de pequeno porte, que são a maioria dos cooperados da COANOP no município de São Jerônimo da Serra”, explica.

O novo caminhão para a patrulha mecanizada da cooperativa ainda está em processo licitatório, pois a primeira licitação para compra deu deserta. Agora, segundo a direção da COANOP, a prefeitura de São Jerônimo da Serra ajustou os valores e deve lançar nos próximos dias um novo edital. A aquisição está sendo feita por meio da secretaria Municipal de Agricultura da cidade.

Produção cafeeira no Norte Pioneiro

Em 2020, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), a safra atingiu 943 mil sacas de café de 60 quilos -quase 1% maior que o ano anterior. Mas produtividade poderia ter sido melhor, se não fosse a estiagem, que também prejudicou a cultura em 2019. No ano passado, 38 mil hectares foram dedicados à cultura no Paraná. Ainda segundo o órgão, cerca de 70% do café plantado no Estado é colhido manualmente e em apenas 30% a colheita é mecanizada.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.