Visando as Paralimpíadas de 2024, Maringá terá Centro de Treinamento Paralímpico

Publicado em 9 de agosto de 2021

Cidade de Maringá é a 1ª do Paraná a fechar parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. Deputado Enio Verri assinou convênio para a obra, que ficará pronta até 2023 e custará R$ 7 milhões

Visando os Jogos Paralímpicos de 2024, na França, será construído em Maringá (PR) o primeiro Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, numa parceria entre a prefeitura e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O convênio tem a assinatura do deputado federal Enio Verri (PT), que contribuirá com repasses de emendas parlamentares para o desenvolvimento da obra – estimada em R$ 7 milhões e com previsão de inauguração em 2023. A iniciativa vai descentralizar as ações municipais na área paradesportiva para os paratletas maringaenses.

Maringá já conta com atletas paralímpicos com marcas de destaque internacional, que lideram rankings mundiais. Inclusive, três paratletas maringaenses vão disputar os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, que começa no próximo dia 24 de agosto. A judoca Meg Emmerich (primeira atleta da modalidade a representar a cidade e o Paraná nas Paralímpiadas) e as irmãs da natação Débora e Beatriz Borges Carneiro. Todas já estão no Japão.

“Fico honrado em assinar este importante convênio de inclusão no esporte paradesportivo – o primeiro do Estado e que tornará Maringá referência na área. Enquanto deputado federal, irei indicar recursos de emendas parlamentares para esta importante obra, assim como fiz para construção de piscinas aquecidas e cobertas no Centro Social Urbano (CSU) – que está em fase final e será entregue aos moradores nos próximos meses”, ressalta Verri. O deputado ainda parabenizou a coordenadora do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Maringá, Aryelle Caruzzo, que não mediu esforços para a conquista.

O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro será construído na região do novo Centro Cívico de Maringá. O Comitê Paralímpico Brasileiro doará à prefeitura o projeto arquitetônico e os projetos complementares da obra. Segundo o município, a sede contará com piscina, ginásio coberto, equipamentos de atletismo, salas técnicas, capacitação, área de convivência, anfiteatro, entre outros espaços. A partir de agora, a Secretaria Municipal de Educação também desenvolverá projetos focados em crianças com deficiências, para descobrir novos talentos.

Atualmente, Maringá tem 197 paratletas, sendo que 47 são bolsistas do município. A cidade tem atletas paralímpicos treinando em pelo menos 16 modalidades esportivas.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.