Publicado em 20 de setembro de 2021
O deputado federal se reúne com vereador Flávio Mantovani para discutir ações em defesa da causa animal
O deputado federal Enio Verri está intensificando o apoio a causa animal. Ele convidou o vereador maringaense Flávio Mantovani para discutir projetos sobre os direitos dos animais e para conhecer os trabalhos desenvolvidos nesse sentido no Paraná. Da reunião, surgiu a ideia de um projeto de lei para proibir o uso de animais, principalmente cachorros, em atividade de caça.
Flávio Mantovani é defensor dos animais e apresentou ao deputado federal Enio Verri as ações que vêm sendo feitas no Estado a favor do bem estar animal. Durante a conversa, Enio Verri se atualizou sobre as ONGs que atuam em defesa dos animais, de projetos e leis que buscam garantir o bem estar dos bichinhos.
Enio Verri se comprometeu em apoiar o trabalho de ONGs voltadas para o cuidado com os animais. A demanda delas aumentou, significativamente, durante os quase dois anos de pandemia. Nesse período, o número de animais abandonados e outros tipos de maus tratos é bastante expressivo. Entre os principais motivos estão a falta de condições financeiras de alguns donos em continuar cuidando do bichinho, outro é a mudança de casa, a família troca de residência para fugir da crise, mas deixa o pet para trás.
Vale lembrar, que no Brasil maus-tratos a animais é crime. A pena varia de dois a cinco anos de prisão e multa.
Outra preocupação levantada na reunião é o crescimento do número de caçadores esportivos no país. Embora a caça seja proibida no Brasil, com exceção apenas de javali, a quantidade de licenças para caçadores concedidas pelo Exército triplicou nos últimos três anos.
Desse debate surgiu a ideia de um projeto de lei para proibir o uso de animais em atividade de caça. O objetivo é garantir a segurança e bem estar dos animais. O PL deve ser apresentado pelo deputado federal Enio Verri ao Congresso Nacional, nos próximos dias.