Por emprego e renda para Londrina

Publicado em 31 de outubro de 2021

Nesta crise sem precedentes que enfrentamos, acredito que medidas emergenciais em defesa do emprego e renda farão o Brasil e o estado do Paraná voltarem a crescer.

Defendo um plano de geração de emprego eficaz para fortalecer a economia; possibilitar maior poder de consumo; incentivar o aumento da produção e ampliar as possibilidades de moradia.

Não discurso somente como o deputado federal Enio Verri do Partido dos Trabalhadores (PT), mas também como brasileiro, pai de família, avô, consumidor e economista – formação que me permite analisar o caos econômico atual de maneira técnica.

Precisamos fortalecer a democracia e o Estado para recuperar os direitos dos trabalhadores, reconstruir e transformar o Brasil.

A previsão para o emprego e renda

Meu otimismo supera a avaliação recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de que o crescimento do emprego será insuficiente para compensar as perdas sofridas até 2023.

Sabemos que algumas ações são a longo prazo e que a recuperação do emprego e renda serão incertas e desiguais.

Mas a curto prazo, acredito nas propostas para problemas urgentes, que beneficiam milhões de pessoas que não suportam mais pagar a conta da crise do mercado de trabalho gerada pela crise sanitária desde 2019..

O governo federal precisa agir, porque além do desemprego atual, o país ainda luta contra a subutilização da mão de obra e as condições precárias de trabalho anteriores à crise.

Para piorar a situação, estima-se que no mundo o desemprego atingirá 205 milhões de pessoas em 2022.

Uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a taxa de desemprego deve atingir 11,2% da população brasileira até o final deste ano e, que, apenas 500 brasileiros saíram do desemprego, dentre as vagas formais e informais.

O fato é que a redução drástica da renda do trabalho reflete, consequentemente, no aumento da pobreza e das desigualdades pré-existentes, além de causar consequências catastróficas na subsistência de muitas famílias.

Por isso que, somente as políticas urgentes de recuperação centradas nas pessoas ajudarão o Brasil a superar a crise e a retomar o desenvolvimento. Mas reforço que tem que ser algo rápido, pois já estamos atrasados com essas medidas.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.