Socorristas buscam ajuda de Enio Verri para regulamentar profissão no país

Publicado em 8 de fevereiro de 2022

Socorristas querem ser reconhecidos para prestar atendimentos mais invasivos. Somente com a criação desta lei solicitada ao deputado Enio Verri é que eles poderão realizar procedimentos pré-hospitalares

A regulamentação da atividade do socorrista é um sonho para muitos profissionais como o enfermeiro Ricardo Berwald, que pediu ajuda ao deputado federal Enio Verri (PT) no fim de semana. Ele explicou que, no Brasil, a categoria tem conhecimentos para realizar procedimentos mais invasivos, mas que por enquanto só pode prestar Suporte Básico de Vida (SBV), para imobilizar e encaminhar a vítima ao hospital. Ou seja, somente um projeto de lei para regulamentar a profissão pode mudar a situação e permitir que os socorristas também realizem procedimentos pré-hospitalares, como ministrar medicações às vítimas – procedimento permitido para enfermeiros e médicos.

A lei seria um avanço ao país, que, atualmente, nos atendimentos do Samu utiliza protocolos europeus e americanos. Assim, o Brasil criaria seu próprio protocolo de atendimento às vítimas de acordo com a realidade dos casos. Segundo Berwald, os benefícios de se ter um protocolo de atendimento próprio são inúmeros. O baixo custo para os poderes público e privado seria o principal. Temos, ainda, a melhor qualidade e a agilidade do serviço prestado pelos socorristas.

“Com a regulamentação, iremos qualificar mais profissionais, principalmente da enfermagem, para atender e encaminhar vítimas de nível pré-hospitalar (de trauma e clínico) ao hospital. A capacitação seria de seis meses a um ano. A ideia é que tenhamos mais médicos dentro dos hospitais e não tantos no SBV do Samu, como acontece hoje”, explica o enfermeiro.

Ele ainda complementa que a partir de agora as conversas com os profissionais da área serão no sentido de elaborar uma proposta de projeto de lei que atenda todas as demandas dos profissionais da área (socorristas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas).

“Por se tratar de um assunto novo e específico da área da saúde, acolhi a demanda dos socorristas e vou levar a reivindicação até a minha equipe, para analisarmos a melhor forma de ajudar a categoria”, ressalta o deputado federal Enio Verri.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.