Enio Verri ouve Agentes de Saúde e conhece projetos sociais em Ponta Grossa

Publicado em 12 de abril de 2022

Visitas ao município foram para entender as necessidades das iniciativas, além da conversa com os Agentes Comunitários de Saúde, sobre melhores condições de trabalho para a categoria

Em Ponta Grossa (PR), o deputado federal Enio Verri (PT) cumpriu três agendas. Conversou com os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e acolheu demandas da categoria; visitou a Associação de Promoção à Menina (Apam) e conheceu a Escolinha de Futebol Ebenézer – projeto social que atende crianças e adolescentes carentes dos bairros Shangrilá e 31 de Março. As conversas foram muito positivas, pois foi possível entender as necessidades dos projetos sociais e dos ACSs, que precisam de investimentos básicos para trabalhar com maior qualidade.

A reunião com esse grupo de profissionais aconteceu no Parque Nossa Senhora das Graças, em Ponta Grossa. A ACS Andreza Ferreira, que tem 17 anos de profissão na Unidade Básica de Saúde (UBS) Zilda Arns, destacou as demandas da categoria. “A gente enfrenta dificuldades nas visitas por não ter toda a estrutura necessária para trabalhar. Por exemplo, as vezes falta materiais para os cuidados com os acamados, durante as visitas nos bairros. Por isso, esse contato com o deputado é tão importante. Porque precisamos de gente que se preocupa e luta pela nossa categoria, pelo nosso salário e direitos”, diz a ACS.

A visita na ONG que cuida de meninas abandonadas também foi para acolher reivindicações da direção do local. A Apam existe há 35 anos e é mantida pela comunidade por meio de ações filantrópicas. Hoje, são 10 meninas abrigadas e outras 110 que frequentam o local no contraturno escolar. Para ampliar os atendimentos, a entidade explicou que precisa de recursos e quis entender um pouco mais como funciona o repasse de emendas parlamentares.

Depois de sair da entidade, Enio Verri foi conhecer o projeto social de aulas de futebol para crianças e adolescentes carentes dos bairros Shangrilá e 31 de Março. A iniciativa atende atualmente 200 alunos. De acordo com o coordenador da escolinha, Diego Siqueira, o trabalho realizado é sem custo e traz inúmeros benefícios à população.

“O projeto surgiu de uma associação do bairro para ajudar a comunidade, a criançada, a tirar eles da rua, além de incentivar a prática esportiva como uma ferramenta de saúde e transformação social. Agora, queremos crescer e precisamos da ajuda do deputado na parte jurídica, que ele nos oriente a ter a documentação necessária para que, no futuro, a gente consiga obter recursos municipal, estadual e federal”, destaca o coordenador.

Para o deputado federal, as agendas em Ponta Grossa foram muito produtivas. “Ver de perto as necessidades de grupos específicos da cidade foi muito bom. Aprovamos o piso salarial dos agentes de saúde no Congresso, mas é preciso também conhecer as condições de trabalho da categoria para além do salário. Acolhi as reivindicações dos ACSs, da Apam e do projeto Ebenézer, e quero estudar cada iniciativa de maneira isolada, para entender como posso contribuir”, finaliza Verri.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.