Regularização de terras avança no Paraná, mas atraso ainda é histórico, diz Enio Verri

Publicado em 23 de junho de 2022

Fala do deputado federal foi dita durante entrega de títulos de terras feitos aos assentamentos localizados em Rio Branco do Ivaí e Jardim Alegre

O atraso na regularização fundiária no Paraná é histórico e desanima muitos produtores rurais. A boa notícia é que algumas famílias de assentamentos rurais de Rio Branco do Ivaí e Jardim Alegre tiveram suas terras regularizadas neste mês de junho. O deputado federal Enio Verri (PT) esteve presente na entrega dos títulos fundiários definitivos aos agricultores assentados. Na oportunidade, o parlamentar lembrou o quanto à regularização de áreas protegidas está atrasada no Estado e o quanto esse atraso prejudica as famílias que moram no campo. Inclusive, muitos proprietários e ocupantes de terras ainda não foram totalmente indenizados para deixar seus limites e inúmeros posseiros ilegais não ainda foram removidos. O deputado estadual Professor Lemos (PT) também acompanhou os eventos.

No Assentamento Egídio Brunetto, localizado em Rio Branco do Ivaí, onde moram 188 famílias, foram entregues 158 documentos de posse definitiva da terra. Lá, o deputado se encontrou com vários assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), como Leto Faria, Adriana do Nascimento Pereira, Ireno Prochnow, Lilian Clara de Souza e Lauvir Zulian.

Já no Assentamento Oito de Abril, em Jardim Alegre, depois de 23 anos de espera, o título de posse de terras foi entregue para 418 famílias. As informações no dia foram repassadas pelo coordenador do MST, Jean Carlo Pereira e pelo vereador Parabólica. De acordo com o Governo, os Títulos de Domínio asseguram a transferência do imóvel rural ao assentado e garante o acesso a terra, aos créditos agrícolas e a outros de apoio à agricultura familiar.

Ainda nas duas cidades, Enio Verri também conversou com lideranças locais, como com os presidentes do PT, Claudinei Alves Pereira e José, com os vereadores Carlinhos, Fabrício (Mala), Gambá e Marcelo e com o prefeito de Jardim Alegre, Thiago Viola.

Enio e Lula

Vem com a gente

Lula e Dep. Federal Enio Verri

Faça parte da rede de defesa dos DIREITOS SOCIAIS e pela DEMOCRACIA.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.