Publicado em 16 de agosto de 2022
Fala foi dita durante o Seminário de Educação da Amusep, no Paraná. Evento contou com a apresentação de projetos inovadores, que auxiliam no trabalho dos educadores
Sem conhecimento, não é possível exercer a cidadania com plenitude. Por isso, o deputado federal Enio Verri (PT) apoia a educação e faz questão de participar de eventos como o 7º Seminário Regional de Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a prefeitura de Santo Inácio, no Paraná (PR). Com o tema “O resgate do papel dos profissionais da Educação na construção do conhecimento”, o evento foi uma oportunidade para disseminar conhecimentos, compartilhar experiências e possibilitar novas ideias, perspectivas e reflexões sobre o atual cenário da educação brasileira.
No seminário, Enio Verri defendeu a educação como direito básico de todas as pessoas.
“A transformação de um ser humano só é possível por meio da educação. É assim que o ser humano consegue uma boa colocação no mercado de trabalho e alcança melhores salários. Que tem condições de se alimentar e viver de forma digna. E o conhecimento de profissionais qualificados também ajuda no desenvolvimento do país, porque não há desenvolvimento sem investimentos na educação”, reforçou o deputado federal.
O Partido dos Trabalhadores também defende a educação e entende que no momento pós-pandemia, a educação brasileira precisará de muita atenção, porque o período de isolamento afetou o aprendizado de crianças e adolescentes. “É preciso garantir acesso, permanência e qualidade da educação, desde a creche até a pós-graduação”, destaca Verri.
Além de palestras, o seminário também contou com a apresentação de cinco projetos inovadores, que auxiliam no trabalho dos educadores e, consequentemente, no melhor desenvolvimento dos alunos. O evento foi coordenado pela secretária Municipal de Educação, Tânia Periotto. A Amusep compreende 30 municípios localizados na região de Maringá.