Clínica do Autista, em fase final de implantação, atenderá em março

A Prefeitura de Maringá vai ampliar o atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista inseridos na rede de atenção municipal. Clínica especializada em terapias multidisciplinares está em fase final de adaptação estrutural e deve começar a operar em março na Vila Morangueira.

>> Verri destina verba para implantação de Clínica do Autista em Maringá

A Clínica do Transtorno do Espectro Autista simboliza mais um avanço na promoção em saúde do município. No espaço ocorrerá avaliação, atendimento e outros encaminhamentos. Tudo acompanhado por equipe formada por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, neurologistas, pedagogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

Os encaminhamentos ao espaço ocorrerão a partir da inauguração e serão triados pelas Unidades Básicas de Saúde em que os pacientes estão inseridos. O Prefeito de Maringá, Ulisses Maia, destacou que a clínica dá sequência a um trabalho de atenção que priorizado desde o início da gestão.

“Podemos nos orgulhar pela assistência dada aos autistas por diversas frentes do município. A atenção é foco da saúde, educação e atenção social. Isso sem falar nos planejamentos executados por outras pastas que promovem o bem-estar a pessoas com o transtorno e é ampliado aos responsáveis”, afirma.

Ulisses lembra que, em 2017, o município entregou, numa ação pioneira, as carteirinhas de identificação que promovem inclusão, dão direito ao transporte público e facilita o atendimento no Sistema Único de Saúde.