Corpo de Bombeiros do Paraná completa 109 anos. Enio Verri participa de comemoração em Maringá

O deputado federal ressaltou a importância do trabalho realizado pela corporação. Ele destacou a coragem dos bombeiros ao enfrentar o perigo para proteger a população

O Corpo de Bombeiros do Paraná completou 109 anos no dia 8 de outubro. Em comemoração à data, durante o mês foram realizadas solenidades em todos os quartéis do Estado. No último fim de semana (29), aconteceu a cerimônia de encerramento, no 5º Grupamento de Bombeiros em Maringá, noroeste paranaense, na qual o deputado federal Enio Verri esteve presente. 

No discurso, o parlamentar relembrou um incêndio de grande proporção na cozinha de um shopping na área central de Maringá, em agosto de 2011. “Esse fato ficou marcado para mim, pois enquanto todos corriam do fogo, os bombeiros seguiam em direção ao perigo. Não há dúvidas, que para se dedicar a essa carreira é preciso coragem e bravura. Por isso, a corporação merece nosso respeito e admiração”, enfatizou o parlamentar. 

A solenidade contou com hasteamento da bandeira do Brasil e apresentação da banda do Colégio Vila Militar Feitep. Os militares que se destacaram pelo empenho no aprendizado técnico e pelos anos de dedicação à corporação foram homenageados, e receberam medalhas. A honraria também foi estendida àqueles que participam de combate a incêndios florestais.

Ainda durante a comemoração, foi entregue uma condecoração inédita do próprio quartel de Maringá. Pela primeira vez a Medalha de Mérito do 5º GB, foi conferida aos militares da reserva que ajudaram literalmente a construir o quartel. 

O comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Gerson Gross, também participou do evento. Ele deve se aposentar no dia 7 de fevereiro e está percorrendo os quartéis para se despedir. “Eu me sinto muito realizado. Pude fazer muitas coisas pelo Corpo de Bombeiros do Paraná e deixarei um legado bastante importante para a corporação e também para a sociedade”, disse.

O coronel ressaltou que o Corpo de Bombeiros do Paraná precisa ser emancipado, como na maioria dos estados. No Brasil, apenas as corporações do Paraná e de São Paulo ainda são dependentes da Polícia Militar. 

“É uma corporação grande, que atende a todo estado do Paraná e precisa ter sua emancipação administrativa, financeira e orçamentária para que possa crescer e melhorar ainda mais o serviço para a população”, explica o comandante.

Agendas regionais

No escritório em Maringá, o deputado federal Enio Verri recebeu o vereador de Santa Fé, Reginaldo Thenan, que trouxe os amigos Guerra e Rogério. Eles conversaram sobre a política nacional. O grupo também discutiu os caminhos que o poder público regional pode tomar para ajudar a controlar a crise nas cidades pequenas e fazer o melhor pela população. 

Nessa direção, Thenan solicitou o apoio do parlamentar para a Apae, o Asilo Centro de Promoção Humana e a escola de futebol de Santa Fé. Enio Verri se comprometeu em buscar a melhor forma de colaborar com os projetos. 

Em seguida, o deputado recebeu um grupo de cinco pessoas interessadas em se filiar ao Partido dos Trabalhadores. O parlamentar fez questão de contar um pouco sobre a trajetória do PT no país. O deputado contou sobre as lutas e conquistas do partido e seus representantes e o quanto o PT contribuiu para o desenvolvimento do Brasil. E enfatizou que o desafio agora é tentar impedir que a democracia, duramente conquistada, seja perdida. Ele ainda fez uma análise da conjuntura política nacional.

Por fim, o Partido dos Trabalhadores ganhou reforço maringaenses na luta por justiça e igualdade para todos.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.