Enio Verri firma parceria com cinco municípios para fortalecer agricultura

Compromissos no Oeste do Paraná foram assumidos por Enio Verri em conjunto com o deputado estadual professor Lemos. Parlamentares querem desenvolver políticas públicas direcionadas ao homem do campo, para fortalecer a agricultura familiar

Tudo que é produzido no campo gera empregos e desenvolvimento aos municípios. Mas a vida nas zonas rurais paranaenses está cada vez mais difícil sem incentivos e investimentos. Recentemente, em visita a cinco municípios da região Oeste do Estado, o deputado federal Enio Verri (PT) ficou impressionado com as dificuldades enfrentadas pelos pequenos agricultores. As visitas foram feitas em conjunto com o deputado estadual professor Lemos (PT), que conhece bem a realidade de Altamira do Paraná, Cafelândia, Corbélia, Nova Aurora e Nova Cantu. Nas cidades, os deputados firmaram parcerias com as prefeituras e Câmaras Municipais para trazer recursos e fortalecer a agricultura familiar. A ideia dos parlamentares é desenvolver políticas públicas direcionadas ao campo, para melhorar a qualidade de vida das famílias rurais.

Reunião em Nova Aurora (PR) – Foto Cauhê Sanches

Após serem recepcionados em Nova Cantu pelo prefeito, secretários e servidores municipais, vereadores e produtores rurais, os deputados discursaram sobre a Lei Assis Carvalho II – que cria um auxílio emergencial aos pequenos produtores e prevê a suspensão de dívidas até 2022.

“O PL 823 de autoria da bancada petista na Câmara estabelece medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar para reduzir os impactos socioeconômicos da Covid-19 aos pequenos produtores, que perderam renda, produção e precisam recuperar os prejuízos”, explicou o deputado federal.

O prefeito Airton Agnolin (PDT) concordou com a explanação e complementou falando sobre algumas dificuldades econômicas enfrentadas durante a pandemia.

“A alta dos preços de insumos, equipamentos e serviços de forma geral prejudicou muito o emprego dos recursos públicos. Um exemplo é o valor para perfurar um poço artesiano, que quase dobrou no período”, desabafou o gestor.

Para ajudar Nova Cantu, Enio Verri anunciou o repasse de R$ 100 mil para custeio da saúde – recursos que virão do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

Em Altamira do Paraná, a reunião ocorreu na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Branco (PT), da vereadora Dani (PT) e do vereador Nisão (PT) – pequeno produtor. “Temos muita necessidade de insumos e implementos agrícolas, porque a nossa agricultura está acabada, foi destruída nos últimos oito anos. Se tivermos equipamentos vamos nos desgastar menos e produzir mais. Hoje a silagem é feita a mão, mas poderia ser mecanizada”, destacou o vereador.

Encontro em Altamira do Paraná foi na Câmara Municipal – Foto Cauhê Sanches

No município de Nova Aurora foram duas agendas cumpridas pelos deputados, uma na casa de um apoiador dos mandatos petistas, o Lázaro, e depois no barracão da feira do produtor com a presença de gestores municipais e de membros da direção da Cooperativa das Agroindústrias Familiares do Oeste do Paraná (COPERAFA).

No encontro, os presentes ressaltam que têm compromisso com quem luta pela classe trabalhadora, que reconhecem que todos os projetos benéficos aos produtores vieram do PT e que sabem que os deputados se preocupam com os pequenos produtores familiares. “Viemos trazer apoio aos agricultores, mas até saímos mais fortalecidos da cidade. Com vontade de ajudar ainda mais esses guerreiros do campo”, afirmou o deputado federal Enio Verri.

As visitas dos deputados continuaram pelos municípios de Cafelândia e Corbélia com anúncios de recursos e debates sobre a atual situação econômica e política do país. Em Cafelândia, o prefeito Dr. Culestino (PL) agradeceu aos deputados Enio Verri e professor Lemos pelos recursos já indicados ao município. O último foi de R$ 300 mil. “Não importa o partido, vocês cuidam bem de Cafelândia e são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social deste município”, concluiu o prefeito.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.