Cooperativa no Norte Pioneiro adquire caminhão com emenda de Enio Verri

Veículo será utilizado pela COANOP na produção de café de São Jerônimo da Serra. Compra do caminhão é resultado de emenda do deputado federal Enio Verri

O norte paranaense é a principal região produtora de café no Estado, reconhecida pelos cafés de altíssima qualidade, premiados por apreciadores da bebida. Para fortalecer a produção e apoiar a atividade agrícola nos municípios do Paraná, o deputado federal Enio Verri (PT) indicou emenda parlamentar para aquisição de caminhão. O município de São Jerônimo da Serra, por exemplo, recebeu neste mês o valor de R$ 150 mil para compra de veículo caçamba, que irá compor a frota mecanizada da Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária Norte Pioneiro (COANOP).

O benefício será para os associados, uma vez que o veículo será utilizado para o transporte de adubos, calcário, retirada de palhas das unidades de beneficiamento (indústrias) e distribuição de cama de frango aos pequenos produtores de café da região.

O dinheiro repassado à prefeitura da cidade é importante para o desenvolvimento de São Jerônimo da Serra – um dos sete municípios que integram a Rota do Café no Paraná como alternativa de turismo. Grupo surgiu para resgatar a história da cafeicultura estadual. Para o assentado Rodrigo Casado, da COANOP, é indiscutível a importância da emenda para a região.

“Eu estou na cooperativa desde a sua fundação, em 2003, e acompanho há anos o esforço e apoio do deputado federal para o desenvolvimento da COANOP. O novo caminhão será fundamental para distribuir insumos aos pequenos produtores e para continuar o trabalho de fortalecimento da agricultura familiar e da cadeia produtiva de café. Então, a parceria com o EnioVerri tem sido crucial para criação da infraestrutura necessária para atenderos assentados da reforma agrária e indígena, assim como os agricultores familiares e de pequeno porte, que são a maioria dos cooperados da COANOP no município de São Jerônimo da Serra”, explica.

O novo caminhão para a patrulha mecanizada da cooperativa ainda está em processo licitatório, pois a primeira licitação para compra deu deserta. Agora, segundo a direção da COANOP, a prefeitura de São Jerônimo da Serra ajustou os valores e deve lançar nos próximos dias um novo edital. A aquisição está sendo feita por meio da secretaria Municipal de Agricultura da cidade.

Produção cafeeira no Norte Pioneiro

Em 2020, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), a safra atingiu 943 mil sacas de café de 60 quilos -quase 1% maior que o ano anterior. Mas produtividade poderia ter sido melhor, se não fosse a estiagem, que também prejudicou a cultura em 2019. No ano passado, 38 mil hectares foram dedicados à cultura no Paraná. Ainda segundo o órgão, cerca de 70% do café plantado no Estado é colhido manualmente e em apenas 30% a colheita é mecanizada.

Enviar mensagem
Vamos conversar?
Olá!
Envie sua mensagem para o deputado Enio Verri.