Líder do PT pede assistência consular para brasileiros que estão no exterior

O líder da Bancada do PT na Câmara, Enio Verri (PR), manifestou nesta quinta-feira (19) preocupação com a situação de brasileiros que estão em viagem de turismo no exterior e foram surpreendidos pelo agravamento exponencial da crise provocada pelo coronavírus (COVID-19). Em ofício encaminhado ao presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), Verri relata os pedidos de ajuda que têm chegado à Liderança do PT e solicita que a Câmara faça as gestões cabíveis junto ao Ministério das Relações Exteriores no sentido de apoiar e acompanhar a prestação da assistência consular devida a esses cidadãos.

No ofício, Enio Verri destaca dois casos específicos que chegaram ao conhecimento da Liderança sobre grupos de turistas brasileiros que viajavam por cidades de Portugal e do Marrocos. “Eles já estavam em trânsito para retornarem ao Brasil quando foram anunciadas medidas emergenciais, incluindo o fechamento de aeroportos, impedindo-os de embarcar”, completou.

O líder do PT afirmou que reconhece a gravidade da crise e, portanto, a legitimidade e urgência das medidas adotadas nesse enfrentamento. “Ao mesmo tempo, contudo, me sensibilizo com a situação de incerteza que eles vivenciem neste momento”, afirmou Verri, reforçando o pedido para que se verifique a possibilidade de ajuda consular, principalmente por meio das Embaixadas do Brasil em Lisboa e em Marrakech.

Vânia Rodrigues
PT na Câmara