PT indica profissionais da Assistência Social como prioritários para recebimento da vacina contra Covid-19

null

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) apresentou na quinta-feira (4), a Indicação (INC 24/2021) ao Ministério da Saúde, que sugere a inclusão das trabalhadoras e dos trabalhadores da Política de Assistência Social de todos os níveis: municipal, estadual e federal, nos planos de vacinação contra a Covid-19.

A indicação feita pela deputada atende ao pedido do Fórum dos Trabalhadores e trabalhadoras do SUAS de Mato Grosso (FETSUAS-MT). De acordo com a parlamentar, ao longo da pandemia os trabalhadores do SUAS foram requisitados como ainda mais essenciais à população, prestando serviços em múltiplas modalidades de atendimento (presencial e remoto), muitas vezes sem contar com as ferramentas e infraestrutura adequadas à execução dos serviços.

Rosa Neide destaca ainda que dada a indisponibilidade de vacinas para todos e todas, no atual momento, é necessária a priorização dos profissionais da Assistência Social, no Plano Nacional de Imunização e seus desdobramentos nos entes federativos, porque são esses profissionais que atendem os usuários dos serviços socioassistenciais, como idosos, pessoas com deficiências e diversos indivíduos com maior risco à saúde.