Reeleito, Enio Verri é diplomado deputado federal

Diplomou-se deputado federal reeleito pelo Partido dos Trabalhadores estado do Paraná, na tarde desta terça-feira (17), o professor de Economia licenciado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Enio Verri. A habilitação ocorreu no Grande Auditório do Teatro Positivo, em Curitiba. A diplomação é o reconhecimento da Justiça Eleitoral das condições para a assunção ao cargo para o qual o deputado foi eleito. O ato também encerra os prazos para questionamento do resultado das urnas.

Para Verri, com a diplomação, cumpre-se mais uma etapa do processo que o aproxima do grande momento, em fevereiro, de reassumir a responsabilidade de mais um mandato para representar a sociedade paranaense. Mais de 80% do primeiro mandato do deputado se deram no campo da oposição, depois do golpe de 2016. Ainda assim, Verri considera que fez um mandato por meio do qual o acesso dos municípios paranaenses a recursos federais foi mais justo. O seu primeiro mandato destinou R$ 63.032.354, para 170 municípios e entidades, como universidades e hospitais.

Para Verri, o segundo mandato reserva ainda mais dificuldades, com a ascensão ao poder de um governo sem compromisso com o Brasil, segundo sua configuração e suas declarações. De acordo ele, além de o novo governo ser ultraliberal, prosélito do Estado Mínimo e submetido aos interesses dos EUA, traz em sua gênese o autoritarismo, pois, ainda durantes as eleições, declarou guerra aos movimentos sociais e as minorias.

“Este é um momento ímpar. Gostaria de agradecer aos 62.169 votos confiados ao nosso trabalho. A responsabilidade do mandato aumenta ainda mais, mas não nos falta disposição, principalmente diante da ascensão de um governo que flerta abertamente com o fascismo é contra os movimentos sociais e declarado capacho dos EUA”, diz Verri.