Verri parabeniza Maringá pela conquista de unidade do IFPR

Nesta sexta-feira (9), será realizado ato virtual do protocolo de intenções para implantação de uma unidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Maringá. O ato acontece após dez anos do início das tratativas, pelo então deputado estadual Enio Verri, hoje deputado federal. A solenidade online terá a participação do prefeito Ulisses Maia e do vice, Edson Scabora; do reitor do IFPR, Odacir Zanatta, do diretor do IFPR, Marcelo Poleti e de lideranças políticas da região.

Um dos responsáveis pela luta de uma unidade do Instituto no município, o deputado federal Enio Verri destacou a importância do campus. “É um orgulho ver a cidade de Maringá receber essa conquista. Um desejo que começou em 2011, quando fizemos o pedido formal de instalação do campus ao Ministério da Educação (MEC) e hoje estamos celebrando sua chegada. Pela importância e dimensão que o município tem no Estado do Paraná, a unidade será fundamental para a educação, como mais uma opção de ensino público para estudantes daqui e da região”, disse o parlamentar.

Por conta de um procedimento médico, o deputado Enio Verri não estará presente na solenidade, mas fez questão de ressaltar que a chegada do IFPR é muito representativa nesse momento. “Estamos passando por um momento difícil para a educação pública em nosso país. O orçamento destinado à área em 2021 é 27% menor que no ano passado. Estamos lutando no Congresso Nacional para reverter esse cenário. E saber que o IFPR está ampliando o número de campi, consequentemente o número de vagas, é um ato de coragem e resultado da soma de esforços de quem acredita na educação como instrumento de transformação da nossa sociedade. Parabenizo a todos os envolvidos nessa vitória para a cidade de Maringá”, destacou.

No protocolo de intenção constarão as etapas de implantação da unidade, metas, recursos financeiros, obras, cronograma, entre outros procedimentos. A Prefeitura ficará responsável por ceder as instalações ao instituto.

Histórico

O instituto foi criado em 19 de março de 2008, quando o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva transformou a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPR). Assim, a ET foi autorizada a desvincular-se da UFPR para aderir, sediar e implantar o Instituto Federal.

A instituição tem unidades de ensino em 26 campi pelo Estado, com oferta de cursos de formação inicial e continuada, cursos técnicos, superior, pós-graduação, presencial e ensino à distância.